Veja abaixo algumas características importantes para a nova era da aprendizagem:
- Autodidatismo
- Autorregulação no ensino digital
- Aplicação de tecnologias para aprendizagem
- Aprender a aprender: Investigar, Testar, Analisar, Memorizar
As trilhas são itens a serem aprendidos ou desenvolvidos. De maneira independe ou relacionado a um contexto o aluno aplica o que aprende.
Já percebeu que a manipulação de equipamentos digitais durante a aprendizagem é não só recomendado, como se tornou um dos principais pontos de contato entre professor e alunos? Mas… será que as crianças e os adolescentes sabem realmente utilizá-los como se deve?
As máquinas - computadores - são instrumentos que respondem a ordens e comandos. Entender como aplicar o "Pensamento Computacional" nas tarefas do cotidiano é o primeiro passo para utilizarmos os computadores a nosso favor. Seja para estudar ou para trabalhar: Programar computadores desenvolve o senso crítico e analítico e aprimora a visão dos processos que estão a nossa volta.
A forma de apresentar trabalhos mudou. Apesar de papel e caneta ainda serem muito relevantes no processo cognitivo, até os projetos escolares mais simples já exigem apresentações digitais, vídeos e animações. Quanto mais ricos são os materiais desenvolvidos, maior é a demanda pelo desenvolvimento e conhecimento de softwares específicos para isto.
Parece que eles já nascem sabendo digitar - mas a qualidade e a rapidez ainda precisam ser melhoradas para potencializar o desenvolvimento dos jovens. Utilizar todos os dedos, saber o nome e a função de várias teclas é algo que tem sido deixado de lado.
Quanto mais facilidades a tecnologia traz, mais lentos e preguiçosos os alunos ficam. Contraintuitivo, não? É que, em um contexto acelerado em que tudo parece se resolver com um clique, a memória e outros processos mentais acabam recebendo muito menos treino do que deveriam - e o mesmo acontece com a sabedoria ao utilizar o tempo disponível. Que tal ajudar seu filho ou filha a tomar as rédeas do próprio futuro e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho?
Tomar notas. Parece simples, não é? Escrever, resumir, diagnosticar, desenhar e relacionar - esses são itens que podem ser desenvolvidos visualmente, possibilitando melhor memorização e ajudando a exercitar o senso crítico. Tomar notas da forma correta ajuda a criança e o adolescente a compreender a importância e relevância do que se aprende.
"UM CURSO É ÚTIL QUANDO PERCEBEMOS QUE O ESFORÇO INVESTIDO PARA APRENDER É BEM MENOR QUE OS BENEFÍCIOS DAQUILO QUE VOCÊ APRENDEU."